quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A arte de economizar


Ganhar dinheiro trabalhando honestamente é o que a maioria dos brasileiros fazem. 

Agora economizar o que ganha é uma arte, segue aí algumas dicas de como economizar dinheiro. 



1. Determine a quantia que vai economizar por mês, por exemplo, 10% de tudo que ganhar no mês. 



2. Faça anotações mensais do que foi depositado, do rendimento e o total. Se vc usa excel, faça uma planilhazinha. O gmail tem uma planilha muito prática porque fica salva no seu e-mail. 




3. Quando for ao shopping e sentir tentado em comprar alguma coisa, pergunte a si mesmo: eu preciso disto? Se a resposta for sim, deixa para comprar no dia seguinte. Tenho certeza que desistirá no caminho de volta para casa. 




4. Tenha um objetivo, não junte dinheiro por juntar, p. ex., junte para conseguir sua independência financeira, para comprar uma casa etc. 




5. Se pretende guardar mais que 10% do que ganha, pense em abrir mão de algumas coisas que come poupança como carro, por exemplo. 




6. Anote tudo que gastar durante o dia, isso fará com que tenha controle total do seu orçamento. Anote tudo, inclusive o cafezinho, a cervejinha do final de semana, fazendo isso com o tempo saberá onde cortar se quiser guardar mais um pouco. 




7. Se por acaso, realmente precisar fazer algum saque em sua poupança, anote quanto foi retirado e depois devolva para poupança/investimento com juros e correção monetária. É como se fosse um banco administrado por vc mesmo, olha só já está virando um pequeno banqueiro de um cliente só (por enquanto). 




8. Vejo que gosta de economizar, neste caso recomendo que leia sobre o assunto para aprender sobre as diversas formas de aplicação de acordo com o perfil de cada pessoa, p. ex., conservador: poupança, renda fixa; agressivo: fundo de investimentos, bolsa de valores etc. Recomendo a princípio o livro “Pai rico Pai pobre” de Robert T. Kiyosaki. 




9. Não conte para os outros que está economizando, porque vão ficar te enchendo a paciência pedindo dinheiro emprestado. Se não emprestar vão ficar com a cara virada com vc, se emprestar para um amigo terá uma grande de chance de ganhar um inimigo. Neste caso, é melhor dá de graça do que emprestar. 


Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário